MEMORIAL VIRTUAL
"Só a vida vem do amor e só do amor poderemos acabar".
Frase e imagem de fundo de Marieta Lima
Extraídas de um álbum de recordações
Breve Biografia
Pintora, educadora e empreendedora, Marieta Lima nasceu em 1912 e faleceu em 2013. No seu registro, encontra-se nascida em Mossoró-RN. No entanto, existem algumas controvérsias sobre sua naturalidade. Familiares narram que, Marieta pode ter nascido em Jaguaribe no Ceará, em uma localidade chamada de Rancho do Povo. Onde foi levada por seus pais ainda recém nascida para Mossoró, onde foi registrada.
Muitas Vidas Vividas
Marieta Lima viveu dez décadas e estava a frente de seu tempo
Família
Seu pai foi João Lima Rocha e sua mãe Maria Lima Rocha, pessoas simples que trabalhavam com agricultura e fazenda. Ambos originados do Ceará com ancestralidade portuguesa. Casou-se com Vicente de Paula Medeiros, que era contador de ancestralidade de origem portuguesa e judaica. Marieta teve 4 filhos: Vicente Ivan de Medeiros, Francisco Tertuliano de Medeiros, Antônio Emiliano de Medeiros e Maria Ivanilde de Medeiros. Ivan e Ivanilde herdaram o dom de desenhar e pintar também.
Multifacetada
Marieta ficou conhecida por suas habilidades artísticas de desenhar, pintar e restaurar, mas por necessidade trabalhou assumindo funções ao longo de sua vida, sendo: enfermeira, cabeleireira, professional in wig ( profissional de perucas) , maquiadora, confeiteira, doceira, design de pratos gastronômicos.
Não era Van Gogh, mas era Marieta Lima
De personalidade forte, irreverente e a frente do seu tempo, Marieta Lima jogava bola quando adolescente, subia nas escadas para pintar as imagens das igrejas e foi, na época da segunda guerra mundial, a primeira a usar macacão na cidade em Mossoró-RN. Uma inovação em termos de comportamento. Era persistente e gostava de liberdade. Separou-se do esposo, fato que não era bem visto. Aparentava viçosa, sorridente e andava firme.
Recebia em seu ateliê (em sua residência) artistas plásticos da época. Sua casa oferecia cursos de desenhos e pinturas para a sociedade.
Acolhia também pessoas excluídas de cor e gênero, onde ajudava e aconselhava.Preparava alimentação e roupas para pessoas desfavorecidas e entregava na porta de sua residência. Era também Dama de Caridade.
Tinha uma personalidade mística, religiosa e era pessoa de muita fé.
Suas obras
Por ser uma das precursora da pintura no Estado do Rio Grande do Norte, Marieta Lima( como assim assinada), começou a estudar no Colégio das Irmãs em Mossoró-RN e aos 12 anos iniciou curso de desenho ainda no colégio. Seu primeiro trabalho foi A Madona assinando Maria Lima, como a sua professora Irmã Inés assim sugeriu. Suas obras variavam desde a sacras, paisagismo, natureza morta, florais e regionais. Hoje suas pinturas são raras e encontram-se algumas em Órgãos Públicos, com famílias tradicionais da região, familiares e outras perdidas onde foram vendidas de forma irregular. Algumas de suas telas estão postadas logo abaixo. Confira!
Reconhecimentos
Marieta Lima recebeu vários prêmios, duas comendas, sendo imortalizada na Academia de Letras e Artes de Mossoró. Atualmente possui um salão no corredor cultural, na biblioteca pública e na Escola de Artes Municipal da Cidade.
Marieta Lima faleceu com 101 anos . É inspiração nas artes e postura comportamental como mulher guerreira a frente do seu tempo.
Galeria 1 - Artes Sacras
"Boa parte da vida de Marieta Lima foi dedicada as artes sacras. Além de pintar, ela restaurava e chegava a escupir em madeira e gesso parte das imagens. Muitas de suas obras religiosas eram réplicas, mas os seus traços caracterizavam a sua identidade. Abaixo a obra A Madona foi sua primeiro desenho com 12 anos em claro escuro.
Sagrada Família
A Madona
Nossa Sra. das Dores
Galeria 2 - Florais
Marieta adorava pintar florais e muitas das suas telas foram encomendadas pelas principais famílias tradicionais, por ser uma tendência nas salas de estar. Em outras vezes, natureza morta na sala de jantar. Assim, era muito procurada por compor ambientações com suas telas. Abaixo algumas delas ainda acessíveis. O Floral 3 se encontra no Prefeitura Municipal de Mossoró-RN.
Florais 1
Florais 2
Florais 3
Florais 4
Galeria 3 - Regionais e Paisagens
Suas telas regionais manifestava o cotidiano, a beleza e o sofrimento do sertão nordestino. Personagens folclóricos do imaginário popular. Usava relevo e tintas fluorescentes para retratar luz, efeitos sugestivos e tonalidades quentes . O que caracterizava sua originalidade. Com o passar dos anos Marieta teve problema de catarata, perdeu uma visão aos 80 anos, mas continuou pintando. Suas falhas no preenchimento nas telas retratam uma das ultimas fases da vida.
Abaixo começando pela esquerda: As Fofoqueiras, A Criança Esfarrapada, Praia de Tibau, Sarça Ardente
Depoimentos
You can edit text on your website by clicking on a text box on your website. If you have any questions, please visit our Support Center where we have lots of helpful articles that will assist you in creating the website of your dreams!
You can edit text on your website by double clicking on a text box on your website. Alternatively, when you select a text box a settings menu will appear.
You can edit text on your website by double clicking on a text box on your website. Alternatively, when you select a text box a settings menu will appear.
Memorial Virtual. Participe!
Contribua para que este acervo possa ter a sua colaboração .
Envie uma foto de uma outra obra de Marieta Lima e amplie o cervo deste memorial neste site para que todos conheçam.